Conviver com a diabetes?

10 dicas para conviver com a diabetes

A grande dificuldade em conviver com a diabetes está na necessidade da mudanças de hábitos. A questão está no prazer obtido pelos alimentos e rotina que nós praticamos por anos seguidos.

Agora você precisa criar uma nova rotina e se adaptar aos novos padrões. Novos hábitos de consumo e atividades para que sua saúde seja o foco principal em sua vida.

01 Coma muitas frutas e legumes. 

É melhor começar cada refeição com uma salada, fruta ou legumes. A inclusão de saladas cruas durante suas refeições irá te ajudar a substituir qualquer tipo de bebida.

Isso aumentará a saciedade e facilitará o processo digestivo. Tirando aquela sensação de barriga pesada. Aumentado a disposição ao longo do dia. O consumo rotineiro de alimentos crus ajuda você conviver com a diabetes

02 Prefira alimentos com baixo teor de gordura

Você pode escolher leite ou queijo. Quanto mais processamento passar os alimentos, menos saudáveis eles serão. Os queijos frescos são ideais para lanches rápidos, iogurtes também são uma ótima opção.

Também tome cuidado com carnes processadas e salsichas que são muito calóricas e condimentadas. Prefira carnes com o mínimo de gordura possível.

Opte sempre por grelhados quando puder trocar e evite as frituras. São saborosas, mas aumentam muito a quantidade de gordura que vamos ingerir.

03 Procure bebidas saudáveis

Experimente as bebidas de baixas calorias. Em vez de refrigerantes ou bebidas alcoólicas. É melhor você beber água mineral, água ou chá sem açúcar.

Sua saúde depende de você
Os sucos naturais protegem e refrescam

Água fresca com sabores como hortelã, gotas de limão. Pequenas porções de abacaxi são refrescantes, saudáveis e muito gostosos. Sucos naturais sem açúcar e sem conservantes são fantásticos.

04 Evite lanches muito calóricos

Amamos um lanchinho no meio do dia e em muitas situações somos envolvidos pela rotina corrida, eles acabam virando uma regra.

Evite as delícias ricas em calorias, como barras de chocolate, doces e fast foods. Conviver com a diabetes requer todo cuidado com alimentos fortes. Eu recomendo maçãs, peras, tomates ou cenouras são mais adequados para a fome.

05 Escolha cozinhar com o mínimo de gordura possível. 

Cozimento a vapor, grelhar ou utilizar panelas antiaderentes são melhores do que assar. Nos assados é normal aplicarmos gorduras para ficar dourado.

Use azeite ou óleos vegetais em vez de gorduras sólidas, como banha, manteiga, óleo de coco ou gordura de palma. É uma questão de hábito, você começa e logo estará dominando a cozinha com estas técnicas.

06 Aproveite as fibras

Conviver com a diabetes requer dedicação para escolher os alimentos. Prefira aqueles com alto teor de fibras, pois eles aumentam a sensação de saciedade. E te mantém sem aquele desejo de ficar beliscando petiscos durante o intervalo das refeições.

Quando comemos fibras a ansiedade também diminui a produção de acidez. Isso impede de comermos de forma errada e fora de hora. Exemplos: Pão integral, massas integrais, legumes, arroz integral, muesli.

07 Atividade física diária

Pratique movimentos diariamente por 30 a 60 minutos. É ideal se você puder incorporar os exercícios físicos em sua vida cotidiana. Se puder fazer treinos orientados, ir a uma academia ou mesmo criar uma rotina em casa.

conviver com a diabetes
Homem preprado para pratica esportiva

O que importa é você sair do sedentarismo, por exemplo, se possível vá caminhando para o trabalho, caminhe até o mercado do seu bairro, suba as escadas de alguns andares no seu prédio. Conviver com a diabetes é um bom motivo para convivermos com mais pessoas.

08 Ciclismo

Use a bicicleta para viagens curtas, passeios ou pequenas tarefas, ou ande em vez de pegar o carro.

conviver com a diabetes
Tenha atitude com a sua saúde

Então você não apenas economiza gasolina, mas também faz algo pelo seu peso, não polui o planeta e melhora o nível de ruído na sua cidade.

09 Socialize-se

Faça esportes em grupo, se você gosta de uma modalidade, crie um grupo para praticarem juntos. A motivação aumenta e o apoio mútuo é o segredo para todos se beneficiarem da saúde física, mental.

Aumente a sua rede de contatos e apoio. Isso evita as desistências que são o principal componente do sedentarismo. 

10 Equilíbrio e moderação

Escolha atividades esportivas de intensidade leve a média, por exemplo, ciclismo, caminhada nórdica ou natação. Se você suar bastante e se divertir muito durante o exercício, a carga está correta. Os resultados você vai perceber na sua qualidade de vida.

2 comentários em “Conviver com a diabetes?”

  1. Pingback: Tratamento para diabetes - Viva Sem Diabetes

  2. Pingback: Estresse e diabetes - Viva Sem Diabetes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima